É o grande carro-chefe do Capítulo Estudantil da USP. O objetivo deste evento, que ocorre anualmente, é disseminar conhecimentos técnicos e pessoais aos participantes, aproximar os alunos universitários à indústria do petróleo e promover uma interação entre as universidades da região, oferecendo palestras e minicursos com profissionais da área. A sua primeira edição, que ocorreu em 2013, consistiu em três dias de evento e, com o apoio de grandes empresas do setor de óleo e gás, foi um grande sucesso, obtendo um feedback excelente dos participantes. O II Workshop de Petróleo da USP, por sua vez, contou com quatro dias de evento e foi um sucesso ainda maior. A terceira edição do Workshop contou com um público 60% maior em relação à edição anterior, com uma ampla programação de palestras técnicas e de relator pessoais, além de minicursos com certificado, mesa redonda e um quiz interativo. O IV Workshop, assim como as edições anteriores, foi um sucesso. O V Workshop de Petróleo da USP está previsto para acontecer, novamente, em novembro deste ano. Novas informações serão divulgadas aqui no site.

Para saber mais sobre o Workshop, Clique Aqui 

Criado em 2014, o PetroScience é um evento do Capítulo Estudantil da USP que visa a aproximar o aluno do curso de engenharia de petróleo à pesquisa científica, para que possa interagir com mais conceitos técnicos da área, desenvolver-se como pessoa e contribuir com o avanço técnico-científico do país. A área da pesquisa é característica da nossa universidade, sendo a que mais contribui para que a USP seja considerada a mais bem conceituada universidade brasileira no mundo. Mais da metade da produção científica do Estado de São Paulo é realizada pela Universidade de São Paulo, correspondendo a cerca de 25% da produção nacional. Para concluir seu objetivo, o evento é consistituído de palestras motivacionais, apresentação de oportunidades de bolsas de pesquisa e é dado aos alunos que já possuam projetos científicos um espaço para que falem sobre seu aprendizado, experiência adquirida e resultados obtidos. Nas últimas edições do PetroScience incluímos o Paper Contest, competição entre trabalhos científicos com premiação para o melhor projeto de Iniciação Científica apresentado.

gallery/wpp

Workshop de Petróleo da USP

gallery/ps

PetroScience

PetroMasters

gallery/masters

Realizado pela primeira vez em setembro de 2016, o PetroMasters é um evento pensado nos mesmos moldes do PetroScience, mas com o intuito de aproximar os alunos da Poli-USP e das demais faculdades da Baixada Santista ao programa de Pós-Graduação da USP. Teve o objetivo não só de informar um pouco mais sobre como é o mundo da Pós, como também mostrar as oportunidades e vantagens que tal formação tem a oferecer.

Sua primeira edição contou com o patrocínio da escola de lígua estrangeira Casa Branca Idiomas, uma vez que a Pós-Graduação é uma importante ferramenta de internacionalização na universidade. Sendo assim, o evento possuiu não só palestras informativas sobre o processo seletivo de mestrado e doutorado, como também detalhamento acerca das oportunidades de bolsa, além de novas propostas de programas de mestrado e doutorado interdisciplinares, voltados principalmente para as demandas de infraestrutura e pesquisa de Santos e região.

Além disso, houve uma roda de conversa entre pós-graduandos que já atuaram na área de óleo e gás, para que pudessem dividir conosco parte de suas experiências pessoais e profissionais. Compartilhou-se não só dicas acerca de como poder se destacar na carreira profissional-acadêmica, como também diferentes visões sobre o ingresso no mercado de trabalho.

gallery/petr

Seletiva Petrobowl

Uma das grandes atrações do Capítulo Estudantil da USP é a competição de conhecimentos diversos a respeito do setor de petróleo conhecida como Petrobowl. Para competir, a equipe do capítulo deve ser composta por, no mínimo, quatro membros, sendo fortemente recomendada a presença de um suplente. Para manter a equipe sempre atualizada, além de substituir eventuais perdas de componentes, foi idealizado, em 2014, o evento conhecido como Seletiva Petrobowl. Seguindo o regulamento da competição internacional, a seletiva visa avaliar os alunos interessados em participar da equipe nos quesitos: facilidade ao estudar o material cedido, interesse, nível do inglês, tempo de reação e desenvoltura.

Para mais informações a respeito do Petrobowl, Clique Aqui

PetroBattle

gallery/pbattle

Tendo como objetivo não só estimular o interesse dos alunos pelo PetroBowl e promover maior preparação da equipe USP para a competição internacional, mas como também sendo uma maneira de aumentar a integração entre os Capítulos Estudantis de todo o Brasil, o Capítulo Estudantil SPE da USP idealizou o PetroBattle.

Em sua primeira edição, realizada em abril de 2016 o evento foi planejado nos moldes do PetroBowl, contendo as mesmas regras e com a participação de equipes de várias faculdades da Baixada Santista

gallery/pale

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras é um conjunto de apresentações, que ocorrem ao longo do ano, de conteúdos diversos organizadas pelo Capítulo que visam a agregar conhecimento técnico e pessoal aos alunos do curso de engenharia de petróleo da USP. O local onde ocorrem as apresentações é a própria sede da Escola Politénica em Santos. Em 2016, algumas das palestras organizadas foram:

Gustavo Ribeiro de Menezes, engenheiro de petróleo pela Poli-USP - Experiência profissional como fiscal da ANP

Cristina Simão, engenheira química pela UFRJ trabalhando há mais de 30 anos na Petrobrás - Cimentação em Poços de Petróleo

gallery/doação

Santa Casa de Misericórdia de Santos - Doação de Sangue e Atividade de Páscoa

Em parceria com o Centro Acadêmico da Engenharia de Petróleo da Poli-Santos USP, o Capítulo organizou pela primeira vez o Trote Solidário em que bixos e veteranos foram convidados a ir doar sangue na Santa Casa de Misericórdia de Santos. O evento aconteceu no dia 10 de março de 2015 e contabilizou um total de 21 bolsas. Devido ao sucesso, houve mais uma sessão de doação em agosto e um novo Trote Solidário em 2016, que superou a quantidade de bolsas doadas no ano anterior:

Já em abril de 2015, o Capítulo decidiu fazer algumas doações para a brinquedoteca da Ala de Internação Pediátrica e a entrega aconteceu em meio a muitos sorrisos estampados nos rostos das crianças, dos seus pais e dos membros do Capítulo, que estavam vestindo orelhas de coelhinho!

Campanha de Arrecadação de Alimentos

A I Campanha de Arrecadação de Alimentos organizada pelo Capítulo Estudantil SPE da USP foi um sucesso. A instituição beneficiada foi a Associação Casa da Criança de Santos e a entrega das doações aconteceu no dia 12 de junho de 2015. No total, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos com ajuda dos alunos e funcionários da Poli-Santos, patrocinadores e moradores santistas. Este projeto foi repetido em 2016, e sendo organizado pelos calouros ingressantes no curso e no Capítulo, juntamente com o auxílio da diretoria. Confira o vídeo! 

gallery/excel logo png sem fundo

Curso de Excel

Em parceria com a Lean Solutions, o Capítulo tem oferecido periodicamente o curso avançado de Excel aplicado à Engenharia. Tal curso surgiu do compromisso da SPE em investir em capacitação profissional, uma vez que Excel, ao lado do domínio da língua inglesa, é a aptidão mais cobrada em processos seletivos para engenharia.

Além do curso de Exel, o Capítulo também busca oferecer curso de idiomas a preços acessíveis e no próprio campus. 

gallery/visitas

Visitas técnicas

Ao longo do ano, diversas visitas técnicas são oferecidas pelo Capítulo. As visitas permitem ao aluno de engenharia de petróleo conhecer diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho, bem como participar da rotina de um profissional do setor de óleo e gás. Além disso, os alunos podem ver como os conhecimentos técnicos aprendidos no curso podem ser aplicados na prática. As visitas técnicas cumprem, assim, a função de aproximar o mercado de trabalho ao mundo acadêmico. Em 2015, foram organizadas as seguintes visitas:

Centro de Estudos Sedimentológicos e Estratigráficos: catorze alunos conheceram o centro de pesquisa da Petrobras em Santos. Lá puderam ver amostragens de poços e conheceram as demais áreas de pesquisa da empresa.
GE Oil & Gas: treze alunos foram à Jandira conhecer o maquinário e o processo de produção da GE, empresa que fabrica árvores de natal e equipamentos de cabeça de poço.

gallery/campanha alimentos - logo
gallery/campanha alimentos - logo