Capítulo Estudantil da USP

gallery/download

Apesar de recente, a equipe do Capítulo já é extremamente vitoriosa. Em 2012, na sua primeira participação em uma competição nestes moldes, o time que representou a Universidade de São Paulo sagrou-se campeão do Petrobowl Nacional, que ocorreu em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.

O que é o PetroBowl?

O PetroBowl é uma competição entre universidades vinculadas a SPE que testa os conhecimentos de petróleo e gás, abrangendo não apenas o lado técnico, como também econômico e histórico da indústria. É uma competição extremamente dinâmica que requer grande capacidade de absorção de conteúdo, pensamentos rápidos, desenvoltura, inglês avançado e capacidade de trabalhar em equipe. Cada time é composto por quatro membros, sendo fortemente recomendada a presença de um suplente. É permitida a troca entre um membro e o suplente no intervalo entre partidas. Para participar da competição internacional, existe uma seleção regional entre as equipes dos capítulos de todo mundo e são escolhidas as 32 melhores. Além disso, participam também as 4 melhores colocadas da edição anterior.

Petro Games

É o nome dado a versão nacional do evento, organizado pela SPE Seção Brasil e que segue os moldes da competição internacional. Apesar de ser realizada no Brasil e apenas com universidades brasileiras, a competição é inteiramente em inglês. Além disso, o evento promove a integração entre estudantes de diferentes cursos de Engenharia de Petróleo.

Formato da Competição

O chaveamento é decidido em jogos eliminatórios entre duas equipes, a que possuir mais pontos obtém a classificação para a próxima fase. A pontuação é feita da seguinte forma:

É lançada uma questão rápida e de resposta simples, conhecida como Toss-up, para ambas as equipes simultaneamente. Não é necessário esperar o término da questão. Não é permitido diálogo entre os membros das equipes durante a Toss-up. O primeiro participante que apertar o botão terá o direito de resposta, sem tempo extra para pensar. Ao acertar, a equipe do participante ganha 10 pontos e o direito de responder uma pergunta bônus, na qual é permitido o diálogo entre os membros, que pode valer até 20 pontos. Ao errar, é dada a equipe adversária o direito de ouvir a questão até o fim, caso tenha sido interrompida, e um breve tempo para respondê-la. 

A equipe do Capítulo Estudantil da USP

gallery/petrobowl 12

Equipe campeã do Petrobowl Nacional de 2012

Em 2013, com a experiência adquirida e uma melhor preparação, a equipe do nosso Capítulo participou da edição internacional da competição, que aconteceu durante a ATCE em New Orleans, EUA, conseguindo alcançar o sexto lugar, sendo, até 2015, a melhor campanha de uma universidade brasileira na história do Petrobowl.

gallery/equipe atce 2013

Equipe que alcançou o sexto lugar em New Orleans, EUA

Anualmente, o Capítulo organiza um processo seletivo para formar a equipe que irá disputar os PetroBowl. A participação na edição internacional está condicionada a um bom desempenho nas competições regionais.